Calendario 2013

Dia das Mães 2013

Dia das Mães 2013 data


- Feriados Estaduais
- Feriados Estaduais



Data do Dia das Mães 2013

Para quem já planeja comemorar o dia das mães 2013 e deseja fazer uma festa especial? Saiba a origem desta data e os motivos de existir o Dia das mães.

Dia das Mães 2013

Em 2013 o Dia das Mães cairá no dia 12 de maio e sempre é comemorado no segundo domingo de maio, por isso, a cada ano pode ter uma variação de data. Uma curiosidade da data é que em Portugal ela é comemorada no primeiro domingo de maio.
A data do dia das mães tem origem nos Estados Unidos que foi uma iniciativa da ativista Ann Maria Reeves Jarvis que organizou o evento em 1865 chamados de Mother’s Friendship Days que foi uma iniciativa para melhorar as condições dos feridos após a Guerra da Sucessão. A ativista ainda criou em 1858 a Mother's Days Works Club com o fim de diminuir a mortandade entre as crianças de famílias das classes trabalhadoras.
Mas, que é reconhecida como a idealizadora da data do Dia das mães foi a metodista Anna Jarvis, filha da ativista Ann Maria Reeves Jarvis que em 12 de maio de 1907, dois anos após a morte da mãe criou um memorial à mãe e também iniciou uma campanha para criar de fato a data e ela teve sucesso finalmente em oito de maio de 1914 quando a data foi aprovada no Congresso dos Estados Unidos, onde é também comemorado no segundo domingo de maio.
Já no Brasil a origem da institucionalização da data foi um pouco diversa foi oficializada em 1932 pelo presidente Getúlio Vargas que também oficializou o Dia das mães para o segundo domingo de maio. E em 1947, foi incluída no quadro de comemorações da Igreja Católica que adotou a data em referência a Maria, mãe de Jesus.
Hoje, a data se tornou uma data extremamente comercial, o que é uma infelicidade para uma data tão importante. Não deixe de dar um abraço bem apertado na sua mãe nessa data e se poder der um belíssimo presente de dia das Mães 2013, pois ela merece.


  Caléndario 2013 - www.calendario2013.com.br